Desafios da Gestão Empresarial


O principal desejo do pequeno e médio empresário é "Aumentar suas Vendas". Ter esse desejo é super importante, porém é preciso calçar os pés descalços, esse é o desafio.


Sempre utilizo essa analogia quando me refiro a "Buscar melhores desempenhos sem se machucar". A grande maioria dos pequenos e médios empresários vivem o furacão das operações internas das suas empresas, estão dentro das turbulências e não conseguem parar para planejar o crescimento e gerir o negócio de forma adequada. Aumentar as vendas da sua empresa sem estar devidamente estruturado e preparado, pode ser um grande pesadelo e os clientes conquistados podem sair na mesma velocidade que entraram, ou seja, sair correndo descalço em uma rua de pedras, prejudicará seu desempenho e ainda se machucará, "Calçar os pés descalços te dará condições de atingir melhores resultados sem se machucar".


Estrategicamente devemos pensar no planejamento empresarial focando em atender as principais dores dos nossos clientes com diferenciais e soluções que agregam valores ao seus negócios e com isso se destacar. Para isso é importante aproximar-se dos clientes para entender suas necessidades e ajustar possíveis desvios de rota. Esta estratégia é um dos processos fundamentais dos pilares a serem trabalhados pelo empresário. Costumo sempre destacar a famosa gestão dos Três P’s (Processos, Pessoas e Produtos), trabalhado por "Marcus Lemonis" protagonista do programa "O Sócio".


Mas antes de partir para os Três P’s é fundamental estruturar os principais controles da empresa: "Fluxo de Caixa", "Controle dos Estoques", "Controle de Produção e Compras" e "Planilha de precificação com análises das margens por produto/serviço". Manter o controle dos números é fundamental para nortear as tomadas de decisões dos gestores. Após estruturado os controles, o empresário poderá trabalhar de forma mais assertiva nas estratégias de melhoria de resultado.

  • Qual é a estratégia de fluxo de caixa da sua empresa?

  • Quais os produtos tem maiores margens?

  • Quais produtos possuem giros lentos?

  • Quais os principais custos da operação da sua empresa e como trabalhar para reduzi-los?

Para responder essas e outras perguntas é preciso implementar controles para que tenha uma medição eficiente e clara dos seus resultados, para sustentar as estratégias de alavancagem das vendas de sua empresa.


OS TRÊS P’s

Pessoas: Forme um time campeão, defina as pessoas certas nos processos certos e para isso é extremamente relevante conhecer o perfil comportamental de todos da empresa, incluindo os gestores. Os processos chaves da empresa necessitam de pessoas chaves, portanto avalie o grau de maturidade do seu time, capacite-os, atribua responsabilidades a eles e implemente processos de RH que os mantenham engajados com o propósito da empresa.

Processos: Importante mapear as atividades chaves que impactam diretamente o cliente e implemente um processo padrão para que todos conheçam o passo a passo da operação e desenhe uma interação entre eles, construa fluxogramas simples para cada operação facilitando o entendimento visual e crie também procedimentos destas atividades, (dica: comece simples e aperfeiçoe aos poucos com a participação da equipe). Implemente uma rotina de treinamentos para assegurar o padrão de conscientização e comprometimento de todos com a qualidade. Ganhos de produtividade, redução de desperdícios e acompanhamento por indicadores de performance são alguns dos importantes ganhos da empresa que trabalham os processos de gestão do negócio.

Produtos/Serviços: O que sua empresa oferece de produtos ou serviços devem estar diretamente conectados com a missão da empresa em entregar soluções diferenciadas que agreguem valores aos clientes.

Essencial para qualquer negócio que deseja crescer de forma sustentável é a organização dos controles dos produtos ou serviços e isso implica em gerenciar de perto o desempenho das movimentações. O controle de custeio dos produtos e serviços, o entendimento das margens de lucro de cada produto, o acompanhamento dos produtos com giro lento, etc, são muito relevantes para as tomadas de decisões gerenciais e não devem ser ignoradas.


De forma geral a sistematização dos controles auxiliam para que os gestores foquem no que realmente importa, desenhando as estratégias de crescimento de mercado, alavancagem de resultados das margens dos produtos, redução de desperdícios, estratégias de compras e logística, dentre outros.

Processos esses fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.”


Autor: Douglas Lopes - Sócio Diretor da TiliT Group e Mentor de Gestão Empresarial para pequenos e médios empresários.

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